quarta-feira, 16 de maio de 2007

Bipolaridade

A AIP divulgou hoje um estudo onde se conclui que hoje é o primeiro dia do ano livre de impostos. Ou seja, até agora, todo o dinheiro que os portugueses ganharam serviu para pagar os seus impostos, para sustentar o Estado.

Este ano, o dia da libertação de impostos foi mais tarde que no ano anterior. Os portugueses pagam hoje mais impostos para terem o Estado que sabemos. Um facto que impõe, por si só, moderação na análise entusiasmada que o Governo faz da sua 'performance' política.

É verdade que o Estado somos todos nós, mas só a partir de 16 de Maio é que os portugueses começaram a ganhar para si. Foram 136 dias a pagar impostos para sustentar um Estado pouco generoso.

Na Suécia, por exemplo, foram mais de 136 dias de prisão aos impostos, mas o Estado sueco não se compara ao português.

Na parte que me toca, hoje sinto-me bipolar. Deprimida porque não sou sueca e eufórica porque, a partir de hoje, vou ganhar só para mim.

Afinal, não sou mais do que um mero típico espécime da raça portuguesa, identificado e catalogado por tantos especialistas reputados, que se entretém a passar o tempo entre a a depressão e a euforia.

Sem comentários: