sexta-feira, 23 de março de 2007

Na Cova do Lobo


Há dias, apeteceu-me ver António Lobo Antunes e fui ao 'site' da RTP rever a entrevista que deu a Judite de Sousa. E recordo agora uma das suas frases. Quando questionado sobre se era católico, Lobo Antunes respondeu que "Na cova do Lobo, ninguém é ateu". Sábio.

Tenho tantos livros à espera de mim, tantos e tanta falta de tempo. O último de Lobo Antunes, "Ontem Não Te Vi em Babilónia" é um deles. O dia não chega, as horas são poucas, viverei o tempo suficiente para conseguir ler tudo o que gostaria. Ter um livro e o prazer de o ler é a melhor forma de não sofrer com a solidão. Mas, é preciso ganhar esse hábito. Não me esqueço disso quando olho para a minha filha. Não se ganha o hábito da leitura aos 50 anos. Ensiná-la, desde já, a disfrutar, a devorar, a amar um livro, permitir-me-á morrer mais sossegada. Acredito que os livros a ajudarão nos momentos mais difíceis, quando um dia eu já não a puder ajudar.

3 comentários:

i disse...

Lobo Antunes é uma das grandes lacunas do mercado editorial brasileiro. Uma pena. (Ainda bem que agora estou na Europa...)

Mocas disse...

Adorei essa entrevista. acho que partilhamos o gosto pelo homem e pela sua obra ... e acho que partilhamos com a mesma intensidade.

spring disse...

olá

se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

PS- fabuloso o quadro do Edward Hopper, um dos nossos pintores favoritos que elegeu Cap Cod como personagem das suas paisagens.
paula e rui lima