terça-feira, 17 de abril de 2007

Virginia Tech


"Na manhã de ontem Cho Seung-Hui, 23 anos, entrou na Universidade de Virginia Tech, onde estava a terminar uma licenciatura em Inglês, vestido com um casaco de couro preto, um boné na cabeça e fortemente armado. Poucas horas depois, a polícia encontrou o seu corpo entre os de outras 32 pessoas. Matou-as a tiro, antes de se suicidar, sem que se conheça ainda o que o motivou". Público.pt, 17 de Abril de 2007.

Primeiro, o horror. Logo a seguir, a dúvida: porquê outra vez nos Estados Unidos? E depois o medo, qualquer dia poderá acontecer aqui mesmo ao lado. É também por isso que este crime não nos pode deixar indiferentes. É urgente perceber as razões destes jovens que matam em série, que disparam de forma cega, que parecem encontrar neste crime hediondo a única forma de tentar resolver os seus problemas e angústias. Jovens estudantes que pegam numa arma para matar não importa quem, apenas quantos. Quantos mais, melhor. Não será a maldade pura a motivar a maior parte dos que desatam a disparar como se não houvesse amanhã (Ou será?). São doentes? Mas doentes do quê? Doentes porquê? Alguém me responde, por favor!

PS. E estes criminosos devem ser mostrados ao Mundo, com direito a nome, fotografia e perfil. Escondê-los, negar-lhes tempo de antena conseguirá evitar que outros façam o mesmo? É necessário ver para tentar entender. Parece prosperar, nos últimos tempos, entre alguns jornalistas, uma espécie de auto-censura moralista que irrita.

1 comentário:

Anónimo disse...

É triste e lamentavel que pessoas inocentes serem vitimados, mas se os xenofobos nazistas racistas que oprime certos grupos semeando sofrimento forem punidos assim??? tem muitas coisas nao esclarecido onze de setembro foi os muçumanos os unicos executores? e john Kennedy? EUA misterioso!